Abril de 2006 - Mais um sonho realizado
Há meses eu queria fazer uma viagem 'diferente'... quase uma 'loucura' :-)
Pensei em ir para o Chile (lembre-se : eu sempre - ou quase sempre - viajo sozinho) mas achei arriscado.
Nunca tinha saído do país de moto (divisa do Brasil com Argentina/Paraguai em Barracão ou Foz do Iguaçu não conta :D )
Como eu resolvo tudo - ou quase tudo - de última hora, decidi que iría até o Chuí-RS, a cidade mais ao extremo sul do país (depois fui descobrir que a cidade mais ao extremo sul do país na verdade é Barra do Chuí :-))
Quando pensei em ir até o Chuí, ví que eram apenas mais 370 Km até Montevidéo-Uruguai, e comentei com um amigo : "Estou pensando em ir até o Chuí, mas quem vai até o Chuí vai até Montevidéo". Foi quando esse amigo me falou : "Mas quem vai até Montevidéio vai até Buenos Aires". Pronto. Fui picado novamente !!!
Em poucos dias decidi ir até Buenos Aires. Peguei muitas dicas com meu amigo Robert (www.carronovo.com.br) que mora em Porto Alegre e passa suas férias sempre em Punta Del Leste (tá, devo confessar que nem sabia que Punta ficava no Uruguai :-))
Arrumei as coisas num dia (carta verde, calibragem de pneus, corrente da moto, etc) e no outro sai as 11:00hs com direção à realização de mais esse sonho.
Roteiro : Pato Branco até Pelotas-RS (a primeira foto tirei em Pelotas), Pelotas-RS até Chuís-RS, Chuí até o Oceano antes de Punta Del Leste-UR (fiz alguns kilometros 'costeando' o mar até chegar em Punta), Punta Del Leste até Montevidéo-UR, Montevidéo até Colônia Del Sacramento-UR, Colonia até Buenos Aires-AR pelo "ferri-boat" que por lá é conhecido como "BuqueBus", Buenos Aires peguei a "Ruta 14" até Passo de Los Libres, cruzei a ponte, Uruguaina-RS até Rosário do Sul-RS, de Rosário direto a Pato Branco-PR.
Quase 5 dias de viagem, 3.435 Km rodados, sem nenhum susto, nenhum incidente - bom, ter que dar 'grana' pra "polícia" argentina te liberar não conta né !??! :-)
Até hoje (maio/2006) foi a maior viagem e a maior aventura que já fiz. Tudo isso "sozinho" (claro que Deus estava comigo, leia mais sobre isso no primeiro post). Gostei demais do Uruguai, conheci um Uruguaio que mora no Brasil e viaja as americas de motor-home (obrigado pelo almoço Roberto), ele aparece nas fotos. Em Montevidéo conheci um americado de Dallas-Texas, que mora em Quito-Equador e trabalha em Montevidéo. É mole !??!? Foi uma super-coincidência... em Quito ele tem uma empresa que aluga motos para passeios nos andes e talz. Ah, ele eh engenheiro-elétrico da GE :-)
Voltei muito feliz !!! Minha primeira viagem "internacional", sozinho, retas infindáveis. Maravilhoso.
Agora estou sonhando com a próxima viagem : Chile. E se depender de mim, será logo :-)
Atualização :
Vale a pena falar um pouco de "Colônia Del Sacramento". Uma cidade muito antiga, com parte dela 'tombada' como patrimônio natural da humanidade pela Unesco.
Charmosa... essa seria a palavra mais certa para definir "Colônia". Cerca de 300.000 habitantes, com a parte 'nova' e a 'antiga' bem separadas (IMHO :D). Na parte 'antiga' lembra muito uma cidade européia... barzinhos com pessoas almoçando as 3 da tarde, na calçada, tomando vinho... tem um 'forte' na beira do "Rio de La Plata", porto, enfim, uma cidade onde eu gostaria de passar alguns dias (com minha esposa, claro :-))
Construções antigas, na sua maioria, viraram restaurantes e barzinhos... é um lugar onde se come bem e barato pelo fato do 'peso uruguaio' estar barato para nós ( cada real valia 10,60 pesos quando troquei em Chuí ) .
Na minha opinião, uma das melhores coisas que conhecí nessa viagem :-)
Clique aqui para ver as fotos que tirei nessa viagem (mais de 300) !