Viajante Solitário (ou nem tanto :-))

Blog com os relatos e as fotos de minhas (não tão) poucas, mas divertidas viagens de moto :-)
Aproveite... e em caso de dúvidas, não deixe de me escrever !!!

Janeiro de 2009 - Argentina/Deserto do Atacama...

Em mais uma viagem "solo" de 8 dias ( que seriam 9, 10... :-) )

É comum eu viajar em Janeiro... normalmente é a época em que eu tiro minhas férias "solo" para pensar, relaxar, ressetar o cérebro :-)

Claro que eu só viajo "solo" depois de tirar férias com a família. Em 2008/2009 fui com minha esposa Mari, meu filho Cahê e minha filha Caroline para Bonito/MS, depois Itupeva/SP (em frente ao Hopi-Hari), Curitiba/PR e Florianópolis/SC. Ficamos cerca de 25 dias viajando e fizemos mais de 5.000 Km no total ( de carro, claro :-) )

Para Janeiro eu tinha de 10 a 12 dias livres para fazer minhas férias "solo"... não tinha definido exatamente para onde eu iria, mas tinha várias opções :
* Conhecer a Região dos Lagos e mergulhar no Rio de Janeiro
* Fazer o curso de Mergulho Advanced em Bombinhas/SC
* Conhecer a região de Mendoza/AR e Santiago/CH
* Conhecer a região de Salta/AR e o Noroeste Argentino

Nas duas primeiras opções, eu viajaria 'pouco' de moto mas iria mergulhar, coisa que eu também gosto muito. Nas duas últimas opções, eu viajaria 'muito' de moto, coisa que eu gosto DEMAIS heheheh.

Como mergulhar - teoricamente - eu poderia ir em qualquer época, optei por viajar de moto. Só faltava decidir para onde. Como eu não tinha muito tempo, e não queria fazer as coisas correndo, optei por conhecer a região de Salta e o Noroeste Argentino (conhecido pelos viajantes como NOA).

Conversando com meu amigo Evandro, que tinha voltado de uma longa viagem por aquelas regiões - de carro e com a família dele - ele me disse "Viana, quem vai até Salta vai até San Pedro de Atacama, são apenas 550 Km de distância". Pronto !!! Tinha sido 'picado' pelo desafio de cruzar o Deserto do Atacama sozinho :-)

Eu sempre escrevo nesse 'blog' que cada viagem é uma viagem, e que cada um tem o seu estilo de viajar. No meu caso, eu gosto de viajar "solo" ( bom, não exatamente sozinho... se você quiser saber mais sobre isso e sobre o que eu creio, clique aqui :-) )

Muitos acham loucura, muitos são contra, mas eu vou com a melhor companhia que existe : Deus ( se você não crê como eu creio, por favor, não se ofenda, essa é a minha posição, ok ? )

E lá fui eu para uma viagem de quase 6.000 Km ( fiz 5.700 Km no total ), conhecendo várias regiões muito bonitas e paisagens que você não vê no Brasil nem que conheça o Brasil inteiro :-)

Saí de Pato Branco numa 2a feira as 9:30hs da manhã. No primeiro dia fui até Presidência Roque Saenz Penha. Lá conheci a cidade, jantei num bom restaurante e dormi num hotel legalzinho e barato (Hotel Presidente).

No segundo dia tinha intenção de ir até San Pedro do Atacama, mas me 'perdi' numa estrada e fiz 280 Km a mais... ainda bem, pois senão passaria pelo Deserto a tardinha, o que não é aconselhável. Então fui até Tilcara/AR, uma linda cidadezinha bem no estilo de San Pedro, mas onde tudo é mais barato.

No dia seguinte, conheci a 'Garganta do Diabo' em Tilcara, o Pucara de Tilcara e fui até La Quiaca, divisa com a Bolívia. Nesse trajeto de 205 Km, conheci toda a "Quebrada de Humahuaca" com paisagens belissímas ( vale a pena conferir as 1.323 fotos hehehehe ).

Na 5a feira segui para San Pedro de Atacama. A altitude é um pouco ruim, mas as paisagens são lindas. Passar pelo Deserto do Atacama sozinho foi uma experiência muito legal ( vale dizer que encontrei outro maluco como eu, que estava sozinho também, mas na direção contrária heheheh )

Em San Pedro do Atacama me surpreendi com os preços dos hotéis. Hotéis que eu pagava, na Argentina, cerca de 40 a 50 dolares para dormir *muito* bem, em San Pedro esse valor ia para uns 100 dólares ou mais :-O

Mas lá estava eu, então tinha que aproveitar. No dia seguinte fui de moto até o Vale da Muerte, Vale de La Luna, Salar de Atacama e Vale de Jerez. Como eu não queria - e não ia conseguir - visitar todas as atrações, me dei por contente com essas ( e muito contente ).

Até consegui 'atolar' a FJR no Vale da Muerte, onde fui socorrido por um simpático casal de alemães, ele de 79 anos e ela de 75, que viajam 6 meses por ano - quando é inverno na Alemanha, eles vem pra América do Sul... eita vidão heheheh

No sabádo segui para Salta/AR. Novamente Deserto, altitude e frio, muito frio no Deserto ( é, pasmem, mas é assim mesmo, pois saí de manhã cedinho de San Pedro ). Salta é uma bela cidade, que 'gira' em torno da praça principal.

No dia em que cheguei, fui caminhar e conhecer a cidade à noitinha. No outro dia, fui até Cafayate, passando pela "Quebrada de Cafayate". Confesso que uma das mais belas estradas em que já passei. Cafayate também 'gira' em torno da praça principal.

Ah, dizem que Cafayate só perde em qualidade e quantidade de vinhos/vinhedos/vinícolas para Mendoza. Realmente tem muita vinícola por lá e uns vinhos bem diferentes.

No outro dia saí de Salta de madrugada... minha idéia inicial era ir até Resistência ou Corrientes e dormir por lá... mas acabei quebrando o meu recorde anterior que era de 1.090 Km num dia. Fiz 1.654 Km de Salta/AR (cidade de Salta e não a província) até Pato Branco-PR. Foram 18 horas e 10 minutos viajando, com direito à pequenas paradas. Saí de Salta/AR as 3:20hs da madrugada e cheguei em Pato Branco às 21:30hs. A FJR 'guentou' legal, e eu também hehehehe

Se eu for relatar aqui todos os detalhes da viagem, você cansaria de ler. Acho que as fotos falam mais que o relato. Se você quiser algumas dicas, fique a vontade para me escrever.

Clique nos links abaixo para ver as fotos que tirei nessa viagem (são "apenas" 1.323 fotos em 3 albuns heheheh ) !